segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

G. E. Brasil

Semana passada, uma forte tempestade, varreu ceús e terras , no estádio Bento Freitas. Foram dispensados todos os profissionais do Departamento de Futebol, que tinha no comando da Gerência de Futebol, Luis Parise. Com ele, todos os nomes de sua confiança , também deixaram o clube. Natural no futebol, na política. Afinal, são cargos de confiança.
O problema maior, não foi apenas esse fato, em que na arrancada da competição , o Xavante, ainda não venceu nenhum dos três adversários que enfrentou. O mau entendimento do trabalho realizado dentro de um avanço no futebol da zona sul do estado, talvez tenha sido disperdiçado.
Departamento Técnico Científico
Assim era a nomenclatura utilizada para identificar um setor estratégico do clube, nas avaliações fisiológicas, psicológicas, clínicas e físicas, dos profissionais ,que formam o grupo de atletas do time. Isso representava um trabalho novo para os padrões do futebol do interior gaúcho. Conheci, e conversei com os profissionais que coordenavam estas tarefas, e saí de lá muito bem esclarecido com o que visualizei .
Em nada tem haver este conceito com o de formação de atletas. Muito menos de transformar algum "penra de pau" em craque do futuro. São conceitos de estudos realizados, para direcionar todo o trabalho da Preparação Fisica, médica, e consequentemente, tática e técnica, na organizaão do Perfíl do Time em campo. Se o grupo seria um grupo capaz de desenvolver um jogo num determindo rítimo, velocidade, força, e outras capacidades físicas fundamentais para resistir e suportar cargas de jogos da competição, isto seria uma das atividades primárias do departamento com a Comissão Técnica.

As "PÉROLAS" que escutei...
Há uma diferença entre crítica e corneta muito simples. Para criticar, se tem que saber fazer algo novo, ou conhecer o conteúdo do principal trabalho a mostrar resultados. Mas o que se leu, ouviu por aí, foi muito mais CORNETAGEM, da grossa, porque duvido muito, que alguns algozes do projeto, entendam o que é uma Mitocondria, um exame de CK, e outras palavras técncicas , que só alguém do meio, ou bem orientado sobre os conteúdos, poderia manifestar alguma dúvida sobre o setor.

Absurdo!
Querem ver outro absurdo, de estourar tímpanos?
Essa foi de cinema ... Alguém manifestou assim:
- " o departamento tecnico científico tinha que organizar ,administrativamente , o clube!" Ciência e Administração não concorrem no mesmo trabalho.
Chamar de burro, talvez ofenda o animal. Mas ,que ,ou o cara foi mal intencionado, ou não sabe nada de administração.
Imagino até ,o porquê, pois administrar é prestar contas, gerenciar recursos, dar clareza nos investimentos aportados em uma entidade ou empresa.
No momento que alguém diz algo tão tenebroso, assim, imaginam se fosse gerenciar alguma coisa na vida? Acho que nem para síndico se elege.

Beto Vetromille

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente comentários identificados com autenticidade, serão postados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.