domingo, 28 de fevereiro de 2010

Críticas Não Assimiladas

O técnico Tadeu Xavier, negou -se a dar entrevistas à imprensa pelotense, descontente com algumas críticas de alguns cronistas de Pelotas, sobre adjetivos usados de maneira pejorativa.
Não escutei o que foi dito. Po´rem, tem dois lados aí:
1- a crítica é o o lado opsto da mesma moeda que elogia;
2- já falei sobre isso, publicamente, por isso tô a vontade: tem vezes que a falta de argumentação, extrapola, o limite entre a linha fina da razão e da arrogância.
Serve para os dois lados.

RIDÍCULO!!!
Coisa velha, ultrapassada, para arrumar desculpa para os fracassos das equipes em campo, em certos momentos.Pior que até "dirigente"-mais pra "pilho pegado" de um clube da cidade- como diriam os antigos - "MINISTRO SEM PASTA", usando isso como justificativa. Aposentadoria por tempo de ocupação de espaço nos bastidores, já seria justo ter recebido, há tempos.
Tem torcedor desesperado pra "colocar" cor de bandeira em cronista na cidade. Que ridículo!!! Vão torcer, e investir, nos próprios clubes, cuidar bem da família em casa, e deixar isso pra lá. É jogar pra torcida e lançar cortina de fumaça...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Passaporte é o ponto das atenções

Perigoso!!!!
Não é o melhor momento para criar fatos que possam desfocar o torcedor ,bem como, profissionais do Lobão, em uma futura, e quem sabe ,promissora, viagem à Europa.
Sei que isso faz parte do Marketing. Porém, aprendi no esporte, que foco, concentração, determinação, e muito espírito de humildade, constróem um grupo vencedor.Não estou afirmando que o time do Pelotas não às tenha.Por certo que já mostrou esses predicados.
O que chamo a atenção, é que virou mídia estadual, e não sei se nacional, o simples fato de anunciar esta experiência internacioanl.
Tudo bem, o clube está em alta! Esté , pra mim , ´o benefício maior: O PELOTAS!
Mas a empresa que sustenta grande parte destes investimentos, também, necessita de "oxigênio", e nada melhor do que "desfrladar " bandeiras de mídia.
O monento do Pelotas é de CAMPEONATO GAÚCHO! Esse é o que temos de concreto na atual desenvoltura do time.Veranópolis, Caxias, Santa Cruz, São Jose´/POA, Universidade (Pirata) que a FGF ainda reconhece como ULBRA, São Luiz -do Beto Campos,e claro, o tim da Libertadores -Internacional.
Esta é a dura realidade que o Lobão tem pelo caminho.Alís, sobre a chave 2(a do Lobo) ser mais qualificada do que a Chave 1, é consenso estadual(clique aqui).
Cabe , agora, é esperar a quarta feira(03) na Boca do Lobo, o time começar a nova etapa do campeoanto. Taça Fábio Koff, chama-se esta disputa, que uma vez perdida a oportunidade de atalho, elimidado pelo Inter SM, o Pelotas terá que buscar sua acensão à Campeoanto Brasileiro, aqui por dentro. Mas a Europa...Só muito depois disso.
Abraço.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Contribuição do Leitor Izan Muller da Silva

Bom Dia Profº Beto Vetromille
Apenas uma contribuição deste humilde desportista, já que é o assunto do momento o Departamento Técnico Científico nos Clubes, eu sou totalmente favorável, mas enquanto a mentalidade dos clubes da cidade e das pessoas não mudarem, não se vai crescer.

Texto retirado do site Universidade Futebol, no dia de hoje.

Colunista do site: Oliver Seitz
Na parte administrativa do futebol, o que impera é o conhecimento ordinário; não raro, por conta disso, o conhecimento científico é deixado de lado.

Existem grandes chances de eu ser levemente problemático.

Afinal de contas, uma das poucas coisas que me lembro dos quatro anos que passei na faculdade é de uma aula de teoria do conhecimento, epistemologia para os nerds, que discutia as diferenças entre conhecimento científico e conhecimento ordinário.

A diferença, e posso estar completamente errado sobre isso, é, basicamente, que o conhecimento científico tem justificativa experimental e metodológica, e o conhecimento ordinário é gerado pela experiência pessoal, sem um padrão definido de observação. Consequentemente, o conhecimento ordinário tende a ser mais leviano e sujeito a falhas.

Na parte esportiva do futebol, quem reina é o conhecimento científico. Comissões técnicas bem estruturadas dão números a diversas variáveis que influenciam na performance de cada jogador, seja por medições de aspectos físicos, seja com estatísticas relacionadas ao jogo. A ciência tem, pelo menos nos clubes mais bem estruturados, um peso muito grande no departamento de futebol. Não é porque um cara acompanha futebol há trinta anos que ele terá razão suficiente, por exemplo, para definir um programa de treinamento de atletas. Para isso, é de fundamental importância a adoção de critérios científicos que existam ou estejam em desenvolvimento pelo mundo afora.

Na parte administrativa do futebol, entretanto, o esquema muda completamente. O que impera é o conhecimento ordinário, gerado por pessoas que fazem parte do sistema há anos ou que observam esse sistema desde muito tempo atrás. Em geral, não há e não se pede por ciência. Muito pelo contrário. Não é raro que um determinado conhecimento científico seja deixado de lado em função do conhecimento ordinário.

Um exemplo disso é o programa de sócios de um clube de futebol. A lógica mais evidente e simples sugere que quanto mais sócios um clube de futebol tiver, mais receita ele será capaz de gerar. Conhecimento ordinário, originado de observações sem cunho metodológico e sem padrão de mensuração, que move o direcionamento de diversas administrações de clubes de futebol pelo país. Um faz porque o outro faz, porque acha que dá certo e fica anunciando pra todo mundo.

O conhecimento científico, ainda que bastante carente de maiores aprofundamentos, sugere que a importância do sócio não é tão grande assim, uma vez que os efeitos de um programa com elevado número de participantes podem gerar significativos distúrbios administrativos e privar o clube de importantes canais de receita, principalmente no longo prazo.

Mas se alguém for defender isso junto para maioria dos tomadores de decisão nos clubes de futebol, será motivo de chacota. Afinal, é o conhecimento popular que prevalece sobre o científico. E ai de quem reclamar. Na melhor das hipóteses, será ignorado. Na pior, será taxado como levemente problemático. Corre até o risco de ser chamado de ordinário.
Abraços
Izan

Fala Torcedor : Eduardo Timm

edutimm disse...

isso ai beto falaste tudo,agora q ja trouxemos eles vamos dar um voto de confiança!!Claro q temos de contratar e dispensar mas derrepente com um tempo não precisam de tantas dispensas como estão pintando!Só sei q ja não da pra ouvir radio,tomara começar os jogos do Pelotas!!!E como tem corvo nessa cidade...
Eduardo Timm.


O caminho de um trabalho no futebol, necessita obedecer critétios de limites: tanto para suportar e corrigir erros, como o de renovar e estimular soluções.
O tempo da GUILHOTINA, já passou!

Abraço.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novo Discurso na Baixada

RESGATANDO A SERENIDADE

Foi com um novo discurso, que a direção rubro negra manifestou como será a condução dos próximos passos nos trabalhos do grupo de jogadores, para a sequência da competição. Vamos aguardar o tempo , para sabermos se todo esse grupo contratado, era de tão baixa qualidade.

Os 40 dias de trabalho

Não refletem ,obrigatoriamente, um tempo adequado para se estabilizar um time , onde muitos jogadores são desconhecidos. Lembrem, que esta maioria nunca se viram de perto.

Na pré temporada , o único amistoso valendo, foi contra o Cerâmica, que, para quem não lembra, preparava um time para disputar Copa do Brasil, e o time de " ruindades " , venceu por 2X0. Foi a única , e possível, avaliação, num time que nem condicionado estava. Muito menos, o padrão de jogo definido. Portanto,. coube o " BENEFÍCIO DA DÚVIDA" ao grupo.

Certamente, concordo, que nem todos os jogadores que vieram, sejam craques de bola.Mas sei ,também, que o clima de ansiedade e pressão, não melhora a coordenação motora, o rendimento físico, e muito menos a evolução técnica.Ficam tensos, e receiosos de errarem,

Quem me disse isso, foram atletas do atual time. Sabem que quando tenho dúvidas, vou direto e pergunto. Não fico tecendo ideias e pensamentos fantasiosos em meus comentários.

Agora a direção começa a pensar futebol de verdade.O futebol profissional, que deve ser administrado acima das emoçoes.Principlamente, blindar o vestiário, no sentido de que essas " RESENHAS FRACAS ", como se diz nos bastidores, não piorem o ambiente.

Chegou o MEIA no Pelotas

Depois de gerar expectativas no torcedor do Lobão, com nomes como Denilson, Leo Dias e Tucho, o Jorge Bopp foi à São Paulo trazer o tal "meia de qualidade". Ainda assim, outros grandes nomes eram aguardados. Pois chegou...Jucemar(23) ( ??).
Ex atleta do Sapucaiense na campanha de 2007...Pois bem...Que resolva a carência do meio campo áureo ceruleo

Comentário no Futebol Daqui

Aos amigos, leitores e coloboradores das "cornetinhas", disponho de outro espaço para nosso debate. Minha coluna no site www.futeboldaqui.com.br , onde podem ser postados seus comentários.
Abaixo, dois dos leitores do site...

  • 25/02/2010 16h09min Bruxaria por Bruxaria eu prefiro as do Tonho Gil que as do Parise, que errou em 80% das contratações inclusive as do ano passado. Acho que ele só acertou no M Régis e no G Baiano, sendo que estes viviam no DM. O retrospecto do Tonho Gil recomenda muito mais que se aceite jogadores por ele indicado que o do Parise. Tonho subiu o Ypiranga, Campeão do interior, vice da copinha ano passado, vaga na Copa do Brasil 2011. Retrospecto do Parise: passagem relâmpago pelo Juventude, os dirigentes do Rio Grande nem querem mais ouvir falar o nome dele, rebaixou o Marcilio, no Xavante morreu na praia na C do ano passado e na copinha nem figurou, ficando em quarto atras do Lageadense. Tem que tocar ferro é no Parise e Helder que gastaram mais de cem mil para trazer esse bando deruindade. Sem duvida alguma, pelos valores gastos e pela ruindade do grupo na minha opinião este é o pior grupo que o Xavante montou em toda sua história. A torcida queria a saida do Parise junto com o PPor
  • 25/02/2010 13h16minESTIVE ACOMPANHANDO UM AMIGO AO JOGO DO BRASIL E GUARANY DE CAMAQUÃ. COMO BOM TORCEDOR DO LOBÃO COMECEI A TORCER CONTRA E PRO MEU ESPANTO NÃO PRECISEI FAZER MUITA FORÇA PARA VERIFICAR A FRAGILIDADE DA EQUIPE DO BRASIL. PRA MIM, APENAS SE SALVARAM DE 3 A 4 JOGADORES. EM NENHUM MOMENTO O BRASIL PROCUROU COLOCAR A BOLA NO CHÃO E JOGAR. SE OS JOGADORES ESTÃO COM CONTRATOS ATÉ O FIM DO ANO É PREOCUPANTE, POIS NOTA-SE CLARAMENTE A FALTA DE QUALIDADE. GOSTARIA DE VER A ESTATÍSTICA DA TROCA DE TREINADORES EM PELOTAS PARA QUE EU POSSA COMPROVAR UMA TESE MINHA DE QUE O QUE DEVE SER TROCADO SÃO OS DIRIGENTES..... COM RELAÇÃO AO HINO ACONTECE....... NESTE MOMENTO OS PENSAMENTOS ANDAM PELA EUROPA, MAIS PRECISAMENTE NA ESPANHA. EHEHEHEHEH
  • 25/02/2010 10h08min Que momento este do Brasil!!! Olha que sou Pelotas roxo, mas fico triste de ver o co-irmão nesta situação ( rivalidade é outra coisa ), que só empobrece nosso futebol. Beto errase de Hino, mas o conteúdo do teu comentário é muto bom, principalmente no que se refere ao Tonho Gil, que com certeza não conhece nada da Aldeia .Avissem ele por favor, precisa pensar melhor suas declarações ao microfone. Bem lembrado, saudades do Cabeça, que tive o prazer de conhecer pessoalmente, pena que por pouco tempo. Para mim, o maior Diretor de Futebol da nossa história contemporânea. Um verdadeiro raposão dentro do vestiário, onde ele se sentia plenamente a vontade sabendo o que falar e principalmente, sabendo o que fazer. O Luis Felipe que o diga, que penso talvez não fosse o que é hoje se o Azocar não o tivesse segurado, se não me engano, por seis ou sete partidas sem ganhar. Um forte abraço, Daniel Silveira

Mais Leitores se Manifestam

2 comentários:

Gastão Ney Monte Braga
disse...

Beto, não entendo esta tua preocupação com a ida do Lobão a Europa. Parceria é para isto. Qual o parceiro que não quer levar vantagens? E esta deve ser boa para os dois. Qual parceiro que vai fazer investimentos num clube se não tiver retorno. Qual clube que vai aceitar um parceiro se não tiver retorno. Deixa para a Direção do Pelotas avaliar e se preocupar com isto. Você fala tanto que os nossos clubes de Pelotas tem que crescer: qual o mal do Pelotas fazer amistosos na Espanha? Vai desaprender a jogar futebol, vai perder taticamente? Ou seus jogadores poderão alargar seus horizontes? Explique melhor a sua cornetinha.

Alfredo disse...

Isso certamente pode ser muito bom para o EC Pelotas, por alguns motivos:
(1)marketing, puro e simples, o Lobão padece numa cidade cuja imprensa que trata o coirmão como superestrela. Quando o outro time joga com o (junior do) Botafogo, um certo jornal local passou a semana inteira alardeando. Quando o Lobão jogou contra o (time principal do) Cerro Porteño, o mesmo veículo dedicou um pequeno anúncio.

Além é claro do fato do Pelotas SEMPRE jogar mal, mesmo quando goleia na primeira, e o Brasil SEMPRE jogar bem, talvez os jogadores estejão tristes e abalados, etc, mesmo quando empata na segunda.

A torcida do Lobão tem que sempre estar perto do seu clube, e nada melhor que grandes feitos, como é a viagem para a Europa, para fazer a mídia se esquecer por 10 minutos de sua vedete (um certo time de segunda divisão que não ganha), e no embalo mobilizar a torcida.

Se é bom para os parceiros, eu não sei, eu sei que é bom pro Lobão, se for bom pros parceiros, maravilha, nada poderia ser melhor.

(2)Motivacional para os jogadores: qual jogador do Brasil (nem estou falando no Rio Grande do Sul) não gostaria de fazer uma excursão pela Espanha e jogar contra times da série A espanhola?

(3)A possibilidade de abrir novas portas para o clube;

(4)Não há nem como negar que isso acrescentaria a história do clube. Quantos clubes gaúchos fizeram toor pela Europa?
---
Agora uma corneta aleatória: eu ouvi a transmissão da RU do jogo dos caras que são bons, só estão abalados emocionalmente, e o senhor falou que o 14 de Julho esta estruturado com parceria com um time de primeira divisão da Grécia.

Bom, basta pesquisar no BID da CBF para notar que o 14 tem 16 jogadores inscritos! Isto é, eles não tem jogadores suficientes para formar time e banco! E se alguns se lesionarem ou forem suspensos, talvez nem consigam formar um onze para entrar em campo!!

E mais, o maior salário do grupo é do atacante Enzo, que ganha 850 reais. A folha total do clube não chega a 1/10 da folha Xavante.Tudo isso eu ouvi, de diretores do 14, em entrevista a uma rádio coirmã.

Que beleza esse 14 de Julho, héin? E que beleza de parceria esse time da Grécia!

Fala o Torcedor : Eduardo Timm Kruger

Beto,
Gostei muito do helder ter assumido a responsabilidade de ter deixado o futebol na mão de um funcionário ou vais mi dizer que não é responsabilidade do Parise por esse grupo?Tche o time é ruim,logo quem contratou, contratou errado.Isso é fato
Partindo deste ponto,oq devia ser feito?eu acho fez certo a presidencia.Se tu tens uma empresa e o funcionario não corresponde oq si faz?Ficar martelando nisso como tem sido feito por todos não adianta,só causa revolta na torcida!Alias,mi desculpe,mas como é facil ser da imprensa em Pelotas.É só dizer oque ta errado.E as soluções?

Eu acho que agora que a besteira esta feita só nos resta apoiar esses e os q virão.O importante é que a torcida(denovo)faça sua parte.Vamos nos igualar aos times da segundona,é triste eu sei,mas a torcida tambem precisa descer do salto.essa é a minha campanha!Vamos fazer dessa segundona uma guerra!!Vamos apoiar o clube,esquecer as pessoas!se isso não der certo paciencia.Oque não quero é no ano q vem achar que não apoiei o suficiente.Vamos fazer como fizeram as torcidas de Botafogo,Palmeiras,Corintians e Gremio no campeonato brasileiro!Levar o time nas "costas"!

La em novembro quando da eleição escolheremos pessoas mais capacitadas para o clube.Só não sei si elas vão aparecer,esse ano por exemplo não apareceu.Tem gente usando internet e microfone como palanque mas na hora da eleição some.Não concordas Beto?eu infelizmente não sou mais capacitado que os atuais,a propósito sera que existe alguem que queira essa bronca?
Ainda bem que não conheço os bastidores do futebol pq só pelo q ouço de algumas pessoas as vaidades são grandes.
Certa vez mi disseram que quem conhece os bastidores do futebol deixa de ser torcedor.To começando a acreditar nessa história!!
Abraços Beto e parabens pelo trabalho.

Eduardo Timm Kruger


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

G.E Brasil - II

Tá na hora de alguém chamar a serinidade de " TU !"
No Bento Freitas, as coisas estão intáveis e com chuvas fortes. Não so pelos resultados, que poderão surgir, dento dos 10 próximos jogos. Mas pelo estado emocional, visivelmente , abalado, dos dirigentes Xavantes. Precisam dar um tempo, e achar uma forma de respirar mais otimismo.
Não vão construir "vestiário" dessa maneira, temerosa. Larguem de mão essa turma da CORNETA, e resolvam , internamente, uma forma de recuperar o moral do grupo. Sei que limites físicos, de alguns atletas, dificultam. Sei, também, que qualidade, é necessária, em algumas poisções. Mas no momento é tudo o que o time tem. E desse famoso "limão, fazer a liminada". Vai acabar, é que ninguém mais vai confiar em ninguém.
Estão chegando num estágio perigoso,onde em casa que falta pão , todo mundo grita, e todo mundo tem razão.
Vamos buscar inteligência e um pouco de calma para acertar a casa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Maurren Maggi no São Paulo F.C

SÃO PAULO – Com direito a camisa número 7 e uma volta na pista de corrida, ao redor do campo do estádio Morumbi, a saltadora em distância Maureen Maggi, campeã olímpica nas olimpíadas de Pequim 2008, acertou contrato com o São Paulo Futebol Clube – que fechou acordo com a Nestlé para a aquisição da atleta.

Cornetinha
Espero que tenham se lembrado do Dr André Guerreiro, amigo da atleta, e responsável, segundo ele mesmo, pela volta da saltadora ao esporte.Nas fotos não deu pra ver se ele foi.

Expectativas

Cornetinha

O Farroupilha percebeu que apostar só nos jovens, não daria sustentação do projeto no Tricolor Fragatense, por muito tempo. Não adianta... na hora H , o resultado prevalece!

Pelotas- Não comecem com essa frescura de Europa. afinal o Pelotas joga é no Brasil, e mais, no Gauchâo. Portanto, entrar nessa expectativa, pode desviar o foco principal.

Cadê o meia?
Denilson, Leo Dias, Tucho, Canindé...só nomes...Isso é mais urgente, para não ficar tomando "roda", contra adversários de melhor qualidade que virão pela frente.

Brasil - Não se faz isso! Demitir da forma que foi feito, já causou um impacto em todos com quem converso.Tem a turma da corneta do mal, que está vibrando,pois antipatizavam com alguns membros da equipe de Luis Parise. E o projeto? Dizem que vai seguir. Olha , nem sempre mudar de cozinheira, não garante clientela. Portanto, tá na hora de se mexer, antes que as desculpas comecem a surgir.Tem gente que me disse que está se afastando do Bento Freitas. O presidente do conselho foi o primeiro. Tem outros que estão desgostosos. E tem ,ainda, quem pilhou contra o Parise.Que saco de gatos pode virar isso.
BOM DEBATE - 3

O Alfredo(torcedor) ,volta a contestar!

Alfredo disse...

Ok, está divertido o debate, vamos lá:
(1)O penalty não foi. Pode rever o lance 50 vezes, aquele penalty foi muito mandrake.

Além do mais o ECP dominou os primeiros 45 minutos e os 30 minutos finais do jogo, 4x1 com direito a um banho de bola, um grande número de oportunidades perdidas e um penalty não marcado;

(2)Engraçado que o calor escaldante não teve impacto no desempenho do time. Nem o fato do Lobão ter que jogar quase todo o jogo com o terceiro goleiro e com o terceiro lateral direito. Por sinal, quando saiu o Dick, o Bagé colocou um meia especificamente para auxiliar o lateral esquerdo e fazer 2x1 no Mateus. O técnico adversário teve méritos em enxergar a fragilidade do time e utilizá-la a seu favor.

O Pelotas ficou extremamente fragilizado por (a) as ausências dos titulares; (b)as lesões que impossibilitaram mais substituições para jogadores com "mais gás" naquele calorão; (c) Não ter um meia efetivo nem em campo e nem no banco.

Não acho que a culpa foi somente de um "erro de avaliação" do treinador. E eu estava lá em Santa Maria, apesar da minha visão prejudicada por estar naquele canto, e não vi o Rodrigo Ribeiro fazer muita coisa em campo não, para justificar uma derrota na sua ausência.

(3) Vou ouvir a RU no próximo jogo do Xavante que você comentar e ver a reprise na TVC. Uma pena que o senhor não o fez antes, seria hilário aplicar o mesmo rigor da partida do ECP contra o Ypiranga (quando o Lobão foi claramente muito superior) ao jogo do GEB contra o Bagé, onde o Bagé nitidamente mandou no jogo.

(4) Nâo estava em Pelotas em 2007, voltei no final de 2008, não sei quem é QUINTELA, e muito menos Nei da Matta.


A seguir, minhas considerações ...

Respostas enumeradas:
1- O penalti foi marcado,correto ou não - se o árbitro errou, não desmerece a produção ofensiva do Ypiranga, em vazar o sistema defensivo do Pelotas .Tanto que na sequência, criou nova oportunidade, e fez o gol.

Vale lembrar que o Ypiranga não foi nenhum rolo compressor pra cima do time do Pelotas. Tanto que no primeiro tempo, chutou uma bola perigosa, com Sharlei pela direita(gol da Amarante) e cruzado pra fora. Acho que dizer que o Pelotas deu "banho" de bola, em um time fragilizado , seria desmerecer o prórpio áureo cerúleo, que foi competente, isso sim, pra vencer o fraco adversário.

2-Calor escaldante de Santa Maria- Estava até para o Carlão(36 anos), com um joelho só, antecipar a defesa do Pelotas, em jogada de linha de fundo , e tocar pra dentro. O Rodrigo Ribeiro fez o mínimo de ocupar um espaço, que após ser sacado, o Bagé (técnico) mandou no jogo, como mesmo confirmaste.
Detalhe: eu , mesmo, escutei de jogador do Pelotas a frase que te escrevi: "é, ficou muito aberto o meio..." ponto pra mim,com aval de jogador da partida

3-Brasil - Outra observação correta, tua. Não fiz nenhuma crítica até agora ao time do Brasil. Sabes porque? Simples. Não vi nenhum jogo. Jamais cometeria a eresia de alguns, que fazem isso, sem ir à campo. Não sou comentarista de esquina, sem ofender ninguém.Mas eu me dedico a observação do jogo, no local onde ele acontece.Do contrário, nem do Farroupilha eu falav, até sexta, quando comentei o jogo, e elogiei , o trabalho do time tricolor, mesmo com algumas limitações. Em Camaquã, estarei no comentário. Será um prazer ter tua audiência, ampliando a Rádio Universidade com 72,3% da audiência esportiva em Pelotas. te mando um abraço de lá.

4-Pra finalizar, o caso Quintela. Então, Alfredo, antes de desconfiares dos meus comentários, quanto à este ou àquele clube, procura conhecer um pouco mais meu trabalho, o qual me dedico 24 horas, se possível, para manter uma credibilidade, num meio muito concorrido de bosn profissionais, mantendo ainda, quase 20 mil acessos na minha coluna, do site mais acessado da cidade, o Futebol Daqui, me colocando na ponta de cima dos colunistas.Isso é estatística do próprio site.Portanto , creio ter conquistado seriedade no meu trabaçhoa.Apenas , e tão somente, seriedade.

Grande abraço. que bom que todos os torcedores, defendessem seus clubes com essa clareza de debater , e discordar em alto nível. Confesso que seria mais feliz.





PELOTAS NA EUROPA

Em parceria com a Final Sports , do empresário César Dias, o time do Pelotas irá relizar um inter temporada na Espanha.

"Está confirmado. O Pelotas irá realizar um período da sua pré-temporada no meio do ano na Europa. Em uma reunião em São Paulo, o proprietário da empresa parceira do Áureo-cerúleo, Final Sports Comunicação e Marketing, Cesár Dias, definiu os últimos detalhes para que o clube dispute duas partidas amistosas na Espanha.

A equipe pelotense viajará para o velho continente no dia 15 de julho, permanecendo por lá até o dia 28 do mesmo mês. Serão 13 dias de estadia em solo espanhol. Segundo Dias, o Pelotas irá enfrentar o Espanyol, de Barcelona, no dia 17, e o Valência, no dia 27."-site futebol daqui

Cornetinha...

Que não desviem o foco das realidades sulistas , as quais, nossos atletas já estão bem adaptados. Pois de nada adianta, todo um trabalho bem apresentado, e construído, mas que ,praticamente, em nada, será aplicado no cenário , o qual , o Pelotas irá disputar seus jogos. Entendo que negócios financeiros e comerciais, poderão servir de pano de fundo para toda esta investida da empresa de marketing.Mas o que interessa é saber onde, quando , onde e o que de vantagem concreta, levará o E.C.Pelotas, nos dividendos que deverão ser produzidos disso?

O tempo irá responder...

Tonho Gil - "Quem manda aqui,sou eu!!

RÉDIA CURTA!!!

Conheço o pérfil do novo técnico do xavante. è daqueles técnicos que simplifica sua expressividade com os jogadores. Se tiver que usar frases muito objetivas e diretas, ele o fará. Aquelas do tipo : " Caguamos eles à pau,mesmo..."
Não confundam isso, com ser violento ou outra coisa. Mas a maneira de se dirigir ao grupo, se assim for preciso.Por isso que , sendo ele é muito experiente, já chegou manifestando frases como : "Temos que começar a ganhar" ... "Quem manda aqui,sou eu!!!"

Para bom entendedor, um pingo, é letra!!!!

Deu pra perceber o que deveria estar acontecendo no vestiário xavante? Claro, tinha boneco querendo responder pra treinador....Aliás, tem jogador que ,segundo todos dizem, pulam das divididas,mais que salmão em correnteza!
TÁ NA HORA DE ENTRAR NO ESPÍRITO DA SEGUNDONA

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

G. E. Brasil

Semana passada, uma forte tempestade, varreu ceús e terras , no estádio Bento Freitas. Foram dispensados todos os profissionais do Departamento de Futebol, que tinha no comando da Gerência de Futebol, Luis Parise. Com ele, todos os nomes de sua confiança , também deixaram o clube. Natural no futebol, na política. Afinal, são cargos de confiança.
O problema maior, não foi apenas esse fato, em que na arrancada da competição , o Xavante, ainda não venceu nenhum dos três adversários que enfrentou. O mau entendimento do trabalho realizado dentro de um avanço no futebol da zona sul do estado, talvez tenha sido disperdiçado.
Departamento Técnico Científico
Assim era a nomenclatura utilizada para identificar um setor estratégico do clube, nas avaliações fisiológicas, psicológicas, clínicas e físicas, dos profissionais ,que formam o grupo de atletas do time. Isso representava um trabalho novo para os padrões do futebol do interior gaúcho. Conheci, e conversei com os profissionais que coordenavam estas tarefas, e saí de lá muito bem esclarecido com o que visualizei .
Em nada tem haver este conceito com o de formação de atletas. Muito menos de transformar algum "penra de pau" em craque do futuro. São conceitos de estudos realizados, para direcionar todo o trabalho da Preparação Fisica, médica, e consequentemente, tática e técnica, na organizaão do Perfíl do Time em campo. Se o grupo seria um grupo capaz de desenvolver um jogo num determindo rítimo, velocidade, força, e outras capacidades físicas fundamentais para resistir e suportar cargas de jogos da competição, isto seria uma das atividades primárias do departamento com a Comissão Técnica.

As "PÉROLAS" que escutei...
Há uma diferença entre crítica e corneta muito simples. Para criticar, se tem que saber fazer algo novo, ou conhecer o conteúdo do principal trabalho a mostrar resultados. Mas o que se leu, ouviu por aí, foi muito mais CORNETAGEM, da grossa, porque duvido muito, que alguns algozes do projeto, entendam o que é uma Mitocondria, um exame de CK, e outras palavras técncicas , que só alguém do meio, ou bem orientado sobre os conteúdos, poderia manifestar alguma dúvida sobre o setor.

Absurdo!
Querem ver outro absurdo, de estourar tímpanos?
Essa foi de cinema ... Alguém manifestou assim:
- " o departamento tecnico científico tinha que organizar ,administrativamente , o clube!" Ciência e Administração não concorrem no mesmo trabalho.
Chamar de burro, talvez ofenda o animal. Mas ,que ,ou o cara foi mal intencionado, ou não sabe nada de administração.
Imagino até ,o porquê, pois administrar é prestar contas, gerenciar recursos, dar clareza nos investimentos aportados em uma entidade ou empresa.
No momento que alguém diz algo tão tenebroso, assim, imaginam se fosse gerenciar alguma coisa na vida? Acho que nem para síndico se elege.

Beto Vetromille

E.C.Novo Hamburgo

Tem gente pelo estado gaúcho, que ainda não aceitou bem, o fato do Internacional ter ficado de fora da final da disputa da Taça Fernando Carvalho, homenagem ao dirigente símbolo colorado na atualidade. Por isso, relembram tanto, e de maneira irônica, a forma como foi referido o tipo de investimento para o Anilado, chegar onde está chegando. O tal grupo dos "GALÁTICOS", mostrou competência. Já que o próprio Inter, menosprezou o jogo da semi final, colocando time misto, azar do Colorado. A Libertadores, concordo, tem mais representatividade.
Opções, na vida, se tem que fazer, muitas vezes. O Inter fez. Deixou o Gauchão em segundo plano. Agora, aguenta o ferro dos gremistas.
Se o Novo Hamburgo , vai ganhar do Grêmio, isso é outra história. Mas sonegar elogios, ao competente trabalho do NOIA , é no mínimo falta de senso crítico.

Beto Vetromille

BOM DEBATE - 1

Alfredo disse...

É isso aí, tudo que o teu time precisa é de mais jogadores desconhecidos, de preferência se for a peso de ouro e com contrato até o fim do ano.

Sobre o departamente técnico-científico, é irônico que no início do trabalho tanto a direção Xavante quanto a imprensa saudaram o projeto como uma panacéia, algo que ia permitir o rubronegro dar um salto de qualidade e ajudar a catapultar o rubronegro a terceira força do futebol gaúcho.

Depois de um sensasionalismo e de uma exaltação sem propósito, era natural que a torcida do teu time tivesse esperanças que isso se refletisse nos resultados ou num apoio mais efetivo as categorias de base.

Não me leve a mal, eu gostaria que no futuro o Pelotas tivesse profissionais e equipamentos a disposição de primeiríssima linha, como os que existem em grandes clubes do futebol europeu. Mas por favor, com um nome menos pretensioso do que departamento "científico"...

Mas não podemos desprezar o que o áureo-cerúleo tem. O rival do teu time tem quatro(!) fisioterapeutas, que fazem trabalho de recuperação e de detecção preventiva de lesões. Tem comissão técnica especializada, todos formados em educação física com algum tipo de especialização em futebol. Claro, nisso ninguém fala, talvez por que não tenha valor, uma vez que o trabalho é feito na Avenida, e não na rebaixada.

Beto disse...

Alfredo. Valeu a crítica. Mas se tu te diz tão informado sobre o que a imprensa fala, deves saber que sempre defendi , e defendo , o trabalho na Baixada, desse departamento.

Só eu fui lá conhecer.Mais ninguém. Por isso falam tanta bobagem, sim, esse o termo.Lamento te informar, mas o Brasil foi , realmente, PIONEIRO nessa idéia.Até o Caxias, recém, agora , vai fazer o mesmo. Lê aqui no blog http://betovetromille.blogspot.com/2010/02/avancos-na-ser-caxias.html


No Pelotas, tbm fui, e aproveita e visita meu outro blog, por aqui, o FUTEBOL TÁTICO, http://futeboltaticotecnico.blogspot.com/ onde até o Marcelo Mosqueta, Fisioterapeuta,do Lobão, tem espaço. Ok. Te informa melhor, mas pode mandar tuas críticas. Sendo desse nível, eu registro. Abraço.


ESPAÇO DO LEITOR

BOM DEBATE - 2
Alfredo disse...

Bom, se você diz que não é dominado pela paixão ao tecer teus comentários, eu acredito, não tenho motivos pra duvidar de ti.

Mas muito caí da cadeira ouvindo comentários, por exemplo quando o Pelotas goleou o Ypiranga, foi falado mais sobre os defeitos do ECP do que de suas qualidades. Em Santa Maria, o seu Rodrigo Ribeiro não marcava absolutamente ninguém, não criava nada, era um jogador a menos, como foi nas partidas contra o Grêmio e contra o Juventude. Quando o técnico recuou o Tiago Duarte e colocou um atacante (veja que não podia colocar um meia, visto que o Lobão simplesmente não dispõe de tal jogador, sai o Sapucaia e o ECP morre) pra posição do Tiago e foi criticado como um "erro de avaliação".

Esse monte de jogadores desconhecidos contratados pelo rubronegro não foram erros de avaliação? Por sinal, o Xavante vem apresentando problemas bem mais graves do que o Lobão, e li bastante esse blog, e é difícil achar uma crítica ao grupo/time do Brasil.

Como disse, não tenho motivos pra duvidar da tua imparcialidade, e as críticas ao rubronegro virão em momento oportuno, estou certo.

Sobre o departamento técnico-científico eu concordo com as tuas avaliações, e que é importante esse tipo de trabalho para um clube de futebol de médio porte pra cima, como é a dupla braPEL. Só acho que este departamento foi excessivamente glorificado pela imprensa e pela direção do Xavante, era natural que a torcida tivesse maiores expectativas.

Beto disse...

Caro Alfredo. Ótima questão.
O primeiro fato, você irá concordar que acertei, pois o Ypiranga cresceu no segundo tempo, perdeu um penalti aos 10, fez um gol aos 15, e ainda criou mais duas vezes.O meio campo deu "brecha".
2º)Em Santa Maria, se estava ruim com o Rodrigo Ribeiro, ficou muito pior sem ele. E mais um detalhe: escutei direto de jogador que estava em campo: " pois é, ficou muito espaço no meio", quando da saída do Ribeiro.
3º) O caso dos atletas do Brasil, que ainda não me manifestei - sei que o amigo lê meus comentários e os escuta , também, portanto sabe que NÃO COMENTO O QUE NÃO VEJO. Por isso, ainda não fiz referências ao atual grupo Xavante. Mas como bem disseste, na hora certa, (e será na quarta em Camaquã) já terás minha primeira avaliação. Aliás, atitude igual ,fiz com o Farroupilha, a quem fiz alguns elogios do grupo, na sexta feira depois do que vi.


ET: lembras do QUINTELA, 2007? Pois eu foi comentar o terceiro amistoso em Bagé contra o Guarani, e depois do que vi disse no ar:" TROQUEM AGORA OU A COISA VAI SER PROBLEMÁTICA!" Coincidência...voltou de lá, fora dos planos.Veio o Nei da Matta.
Abraço

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Corneta Livre


Aqui você tem um fórum para desabafar suas mágoas do futebol . Nunca usando de palavrões,ofensas morais, mas sempre permitindo seu descontentamento com aquilo que você discordar , seja dos atletas, dirigentes , cronistas, torcedor em geral, enfim,. esse BLOG permite sua manifestação.

Mande seu e-amil para :

corneteirodeplantao@hotmail.com